BAHIA:
Em meio a um cenário cinematográfico, o trekking aparece como a melhor atividade para desfrutar os paraísos ecológicos da Chapada Diamantina. Não menos importantes são os passeios de bike até o Rio Roncador, a escalada em rocha no Parque da Muritiba, o rapel na Gruta do Lapão e o rafting nas corredeiras do Rio das Contas.
A formação rochosa, os bancos de areia, os recifes e corais mais raros da América do Sul estão no Arquipélago de Abrolhos. A pesca na região é proibida e por isso é possível identificar, através da prática do mergulho, os 160 tipos de peixes que vivem ali. Além disso, o mergulhador que tiver sorte pode cruzar com baleias Jubarte passeando com seus filhotes nas aguás quentes do arquipélago.
PERNAMBUCO:
Principal parque marinho brasileiro, o Arquipélago de Fernando de Noronha é um dos melhores lugares do mundo para a prática do mergulho. A variada vida marinha permite observar inúmeras espécias de peixes e tartarugas, e dependendo da época, tubarões e golfinhos. Em um mergulho avançado, deve-se visitar a Corveta Ipiranga, a 62 metros de profundidade, lançada no mar propositalmente depois de um acidente de navegação.
MARANHÃO:
Paisagens de tirar o fôlego. É a única maneira de descrever os Lençóis Maranhenses a quem não teve ainda a oportunidade de conferir o maior deserto de areia do Brasil, rodeado pelo Oceano Atlântico. O trekking é a atividade escolhida pelos aventureiros para contemplar a natureza , mas a melhor maneira de apreciar as dunas e lagos é contratar um guia e seu jipe 4x4. Alguns circuitos são sugeridos pelas agências de viagem, como o que explora todos os lagos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.